Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Onde a ênfase educacional está, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente Essas interações entre estruturas mentais e o meio ambiente, citadas por Suzana, são bastante relevantes no processo de aprendizagem, pois tendo o indivíduo uma boa estrutura mental, ou seja, se ele foi bem instruido em seu desenvolvimento mental, possivelmente terá um bom resultado quando vir a necessidade de se relacionar com o ambiente. Infelizmente o que temos mais presente, hoje, são pessoas que entram num processo de aprendizagem sem nenhum conhecimento de si, o que já começa a influenciar negativamente em seu aprendizado e que juntando-se com os tipos de professores que encontramos, até mesmo em certos tipos de escola que vão "empurrando com a barriga" essa situação, sem preocupar-se em ensinar os valores que são importantíssimos para que o aluno possa recuperar todo o tempo perdido em relação ao desenvolvimento de seu caráter. Assim esses tipos de professores que como outro qualquer teem a responsabilidade de direcionar o aluno para a vida, juntamente com aqueles que em casa são responsáveis por essa formação, mas não colocaram-na em prática, acabam contribuindo com o desestímulo que aquela criança passa a ter em relação ao seu aprendizado. Logo, o que era para ser contínuo vai sendo amortecido. Será que a culpa é do aluno? Dos professores mal formados? Dos pais, ignorantes ou não? Da escola em geral? de todos estes? Ou de quem será essa culpa??????? Amanda Jéssica Mestre Ferreira