Psicologia Socio-histórica
"A psicologia sócio histórica traz todo seu bojo a concepção de que todo homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Desde nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em processo histórico que, de um lado nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo". " O ponto de pertida dessa nossa reflexão encontra-se no grande valor que a teoria vigostskyana dá ao processo de interação, e em nosso caso especifico, como educadores, à intervenções pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento". "Quando nos referimos ao valor das interações em sala de aula, é importante pensarmos que este referêncial não compactua com a idéia de classes socialmente hemogêneas, onde uma determinada classe social organiza o sistema educacional de forma a reproduzir seu domínio social e sua visão de mundo. Também não aceitamos a idéia de sala de aula arrumada, onde todos devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações que são acumuladas nos cadernos dos alunos de forma a reproduzir em determinado saber eleito como importante e fundamental para a vida de todos". " Quando imaginamos uma sala de aula em um processo interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber como parte de um processo dinâmico de construção. Site: cremariocovas.sp.gov.br Almerinda Araújo.