Olá, Turma.
Nesta semana que passou, exatamente no dia 7 de abril, ocorrera um fato sem antecendentes históricos no Brasil. Wellington Menezes adentrou em sua antiga escola, em Realengo, e matou 12 crianças, dentre estas, 10 meninas. Posto aqui o link de uma reportagem que achei interessante e que responde algumas dúvidas sobre como a escola pode agir para voltar a atividade. Mas ao mesmo tempo, me provoca outra série de questionamentos...
De acordo com o texto e as aulas de psicologia, o ambiente escolar ele deve garantir segurança e acolhimento havendo uma ação mútua tanto dos funcionários quanto dos pais. O que me inquieta é a questão de ver que ambos os textos tratam a família e a escola como bem diz Grossi, como instituições. A meu ver durkheiminiano (rs), como 'coisa' . E aí fica minha dúvida sobre como pode existir uma ação conjunta afim de propiciar um ambiente bom, se os pilares do triângulo edípico também estão abalados e creio que, inseguros.
Segue o link da reportagem. http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/tragedia-rio-reacende-discussao-seguranca-escola-624428.shtml Tainá