Biblioteca e a Internet como recursos de aprendizagem


Os PCNs(Parâmetros Curriculares Nacionais) reconhecem que a biblioteca é fundamental para o desenvolvimento de programas de leitura eficientes para a formação de crianças e jovens, uma vez que reúne uma diversificada gama de textos, para uso coletivo e de forma orgânica.

Recomendam os PCNs que a biblioteca seja um local de fácil acesso aos livros e materiais disponíveis; e apresentam a biblioteca como lugar para aprendizagem permanente, que contém informações necessárias para responder aos questionamentos de diversas áreas curriculares.

Como um estoque de conhecimentos, nesse sentido, a organização da biblioteca deve ser compreendida pelos usuários e estes devem estar cientes das normas utilizadas em seu âmbito: empréstimo, organização de materiais, seleção e uso de fontes diversas de informação; assim como a ideia de local que propicia atitudes de cidadania, como por exemplo, zelo com o estoque coletivo, preocupação com os materiais, cuidados com os livros, etc.

No entanto, em algumas escolas, tem sido comum observar os espaços de pesquisa serem reduzidos às salas de informática.

É evidente que isso aconteça porque algumas instituições escolares ainda não incorporaram biblioteca e Internet como recursos de aprendizagem, e professores e bibliotecários ainda não exerceram influência positiva no uso desses recursos.

Por isso, é necessário que a escola saiba diferenciar a Internet da biblioteca convencional: a Internet é um espaço cibernético, onde as informações não são selecionadas como ocorre na biblioteca.

Portanto, durante os processos de pesquisa, os mediadores devem criar condições para que os alunos utilizem os recursos para fim de selecionar informações, desenvolver ideias e trabalhar em grupo. Pois, é imprescindível que professor e bibliotecário compreendam que pela pesquisa escolar pode ocorrer a riqueza da aprendizagem, que se traduz na modificação da forma de pensar do aluno.

Eliane da Costa Bruini
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL


Fonte:http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/biblioteca-internet-como-recursos-aprendizagem.htm


Thamires Assunção