O Papel da Família na Aprendizagem Infantil


O desenvolvimento do ser humano ocorre simultaneamente nos níveis emocional, físico, de pensamento e de linguagem e, para que ele aconteça, participam fatores da própria criança, como a maturidade neurológica, por exemplo, e fatores ambientais, presentes nas relações estabelecidas com o espaço físico e com as pessoas com as quais a criança convive.

A família tem papel fundamental nesse desenvolvimento, fornecendo os primeiros relacionamentos da vida do bebê, onde ocorrem as primeiras trocas de sensações, emoções e linguagem, desde os primeiros momentos de vida.

A mãe ou a pessoa que assume os cuidados com o bebê acaba entrando em uma “sintonia fina” de comunicação que lhe permite um grau de compreensão da linguagem da criança, a ponto de perceber, através das diferentes inflexões do choro, se o bebê está com fome, ou sono, por exemplo.

Nessa relação, a criança, por sua vez, também vai interpretando a comunicação da mãe, comparando-a com a sua própria e evoluindo lingüisticamente até que emita as primeiras palavras com significado.

É importante perceber que o pai, a partir de um determinado momento passa também a fazer parte desse relacionamento, que inicialmente é feito mais com a figura materna, e que sua participação é primordial no processo.

A linguagem é uma das aprendizagens infantis, entendendo-se o conceito de aprendizagem como um processo de contínua adaptação ao meio. Esse processo é construído pela criança durante o seu desenvolvimento e está, no início da vida, basicamente relacionado ao ambiente familiar.

O bebê, inicialmente possui reflexos que lhe garantem a sobrevivência, como, por exemplo o reflexo de sucção que possibilita sua alimentação . Depois, ele inicia a aprendizagem, passando de reflexos para comportamentos aprendidos, como, por exemplo sugar objetos pelo prazer da sensação que produzem. A evolução acontece a partir dos reflexos , que transformam-se em comportamentos aprendidos que, posteriormente, chegam ao nível da representação mental, ou seja, da capacidade de pensar sobre as pessoas, objetos e situações na ausência física deles. A representação mental inicia-se mais tarde, aproximadamente aos dois anos de idade.

Durante os seus primeiros anos, a criança aprende habilidades que serão importantes por toda a vida, tais como andar, comunicar-se através da fala, controlar esfíncteres (não necessitar mais de fraldas) e comer utilizando as próprias mãos, dentre outras.

Nas situações em que ocorrem essas aprendizagens, nas quais a criança encontra-se geralmente no ambiente familiar, são desenvolvidas também formas de aprender que influenciarão a aprendizagem futura, influenciando-a até a vida adulta.

Quando esse processo ocorre de forma adequada, a aprendizagem acontece de forma equilibrada, contudo, há situações familiares que não favorecem esse desenvolvimento. Em uma família onde, por exemplo, não são dados à criança o amor, a atenção, o tempo e as condições necessárias para que ela brinque, explore os objetos e situações, experimente sensações e aprenda com elas, pode ocorrer o desenvolvimento de um tipo de aprendizagem superficial, que pode levar a dificuldades de aprendizagem escolar ou alterações de linguagem.

Como vocês podem perceber, os membros da família, em especial as figuras materna e paterna, são muito importantes e o ideal é que sempre se tenha em mente a promoção do contato com a criança, levando em conta as mudanças atuais na sociedade e as exigências econômicas , que fazem com que cada vez menos se tenha tempo para o contato familiar.

É preciso também ter conhecimento das mudanças que a família tem sofrido e trabalhar com elas. Atualmente as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, o que muitas vezes as afasta da casa e do contato diário com os filhos. Os pais, por outro lado, têm participado mais, o que é importante, pois, além de dividirem com a mãe o cuidado com os filhos, fornecem a eles referências especificamente masculinas que são importantes para o seu desenvolvimento.

Em casos de dificuldades de aprendizagem, é sempre importante procurar ajuda profissional, para que se possa, além de trabalhar com a criança no sentido de favorecer sua aprendizagem, compreender também os aspectos familiares envolvidos e orientar os pais para que possam estimular o desenvolvimento do filho de forma adequada.

É importante saber que, ainda que os pais disponham de pouco tempo para estar com os filhos no dia-a-dia, vale mais um contato de dez minutos diariamente com qualidade do que passar um dia inteiro com a criança ao final de um mês como forma de recuperar o tempo perdido.

Os relacionamentos entre pais e filhos devem ser verdadeiros e ocorrer de forma prazerosa para todos, pois não basta estar em um mesmo espaço físico, é necessário que haja uma interação, na qual exista comunicação de sentimentos e idéias para que se possa estimular a aprendizagem.

É preciso também que a família respeite a criança, no seu estágio de desenvolvimento, em relação a seus sentimentos, sem, contudo, deixar de transmitir valores ou de colocar a ela os limites necessários, o que é fundamental para que ela aprenda não só conteúdos escolares, mas que possa conviver em sociedade, adaptando-se com sucesso, realizando transformações e, principalmente, sendo mais feliz.