Aprendizagem por Celso Antunes

Um dos grandes problemas que dificulta a questão da avaliação do rendimento escolar é se pensar que avaliação é um capítulo especial no processo de aprendizagem. É fazer com que o ensino se viabiliza em função da própria avaliação. Quando na verdade, a avaliação no palco da educação é um ator coadjuvante. A avaliação é apenas a decorrencia de um processo normal de aprendizagem. Os educadores de uma maneira geral dividem a avaliação em duas grandes categorias: a Avaliação Somativa e a Avaliação Educativa.



  • A Avaliação Somativa é uma educação centrada essencialmente naquilo que a memória é capaz de reter. É aquela que avaliação convencional, daquela prova fria, uma prova metálica, que diz o quanto o aluno tirou. Esta avaliação somativa além de não retratar o indivíduo, além de ser fruto de uma circustancia, tem um aspecto estremamente pontual, dirigido, inflexível, ela é restrita a ocasiões, ela é restita a momentos, ao dia da prova. A avaliação somativa portanto é uma avaliação muito excludente, e portanto muito imperfeita.


  • A Avaliação Educativa ela não é pontual, o aluno ele é avaliado em todas as oportunidades, como nós o somos. O professor precisa despor de multiplos recursos para perceber aquele aluno como um todo, muitas vezes a maneira como ele pergunta é um indício muito mais claro do saber do aluno, do que a resposta que ele pode colocar no papel, qual o seu envolvimento nas aulas? qual o seu envolvimento co o conteúdo? como ele aplica em sua vida cotidiana aquele conteúdo que ele assimilou. Tudo isso tem que ser observado. Agora quando se diz "tudo isso tem que se robservao" se coloca um conceito de uma maneira muito subjetiva, observar tudo como? em que momentos? em que oportunidades?

- Ambos os processos de avaliação tem como finalidade levar o aluno a um processo de construção do conhecimento, entretanto eles divergem na abordagem na qual avaliam a estruturação desse conhecimento. Isso não quer dizer que a segunda abordagem venha a subistituir a primeira, pois as duas fazem-se importantes na formação de seres autonomos capazes de reconstruir e resignificar os conhecimentos adquiridos. (Shenia)


Shenia Santos