A Palmada educa

Os pais e mães de hoje que viveram com intensidade a liberação dos costumes nos anos 60 e 70 estão tendo dificuldade em educar seus filhos. Muitos deles simplesmente não sabem se devem disciplinar as crianças . Não sabem quando dizer não , ou mesmo se devem fazê-lo. Isso ocorre por que associam autoritarismo a educação. Só que disciplina é fundamental na criação dos filhose , em alguns casos,pode-se e deve-se recorrer às tradicionais palmadas como meio de educar.
O problema é mais grave do que parece. Para que a criança aprendaa viver em sociedade, ela necessita que os pais lhe mostem os limites , as fronteiras entre o certo e o errado. Quando eles não o fazem , a criança se torna instável e insegura. Esse comportamento frouxo não faz com que lea ame mais os pais. Ao contrário, ela os amará menos, porque começará a perceber que não lhe deram estrutura , se sentirá menos segura, menos protegida para a vida. Muitos pais até tentam delimitar as ações dos filhos, mas ficam com sentimento de culpa quando proíbem algo. Essa atitude ambígua dos pais tem contribuido para provocar o stress infantil pode ser o ponto de partida para a desestruturação familiar. Na verdade, pessoas que não deixam claro para seus filhos o que eles podem ou não fazerestão deixando de cumprir o papel de pais.
O castigo físico é visto com preconceito. è claro que a crueldade e a palmada a torto e a direito devem ser evitadas. mas, quando a criança começa a engatinhar ou andar e passa a mexer em tudo, uma palmada na mão será mais eficiente do que repetir mil vezes a mesma advertência. O recurso do castigo físico deve ser usado raramente. Quando a vida do pequeno está em risco, por exemplo. Se a criança está aprendendo a atravessar a rua we insiste em cruzá-la sem respeitar o sinal, ela deve receber uma palmada.