Questões de direitos e deveres.

Mais uma vez venho relatar algo inusitado que aconteceu comigo...
Estava eu, no ônibus voltando pra casa quando uma idosa entra pela porta do meio o ônibus estava lotado e ninguém cedeu o lugar a ela, que ficou parada sem nada fazer.
Eu a chamei e dei meu lugar, para minha surpresa ela negou alegando que não estava no direito de ocupar um lugar que não a pertencia, já que não paga passagem e tem que sentar na área reservada aos idosos.
Fiquei “revoltada” com tamanha inocência e fiquei em pé quase a “obrigando” a sentar,mas de nada adiantava,pois estava “consciente” de que era seu dever não ocupar um espaço destinado aos que pagaram passagem. Como não sou de dar o “braço a torcer” comecei a conversar com a simpática senhora alegando que para mim é um prazer ceder um lugar a alguém mais velho e mesmo tendo pago a passagem eu é que estava na minha obrigação como cidadã deixar minha “comodidade” de lado e garantir a sua.
- Quando estou na parte reservada e vejo um jovem sentado, ai sim reclamo por que estou no meu direito, mas aqui vocês que devem sentar pois estão contribuindo, pagando a passagem, disse a senhora.
- Se a EMTU tivesse a intenção em reservar um lugar cômodo a vocês, colocaria ônibus com uma área para idosos e deficientes mais ampla, pois os coletivos lotam rápido de modo que vocês ficam a viagem inteira em pé. A senhora acha realmente justo, passar a vida inteira contribuindo com esse país, pagando impostos abusivos e agora na velhice que deveria se beneficiar tem que receber essa aposentadoria vergonhosa e nem sequer ter o direito de ocupar uma cadeira em um ônibus? Acha mesmo? Perguntei.
Com a cabeça baixa responde:
- Realmente olhando por esse ângulo você tem razão, é que estamos tão acostumados em ver os governantes jogando na nossa cara só os deveres que por um momento ou até mesmo por uma vida inteira esquecemos que temos nossos direitos. Agora sim, eu sei que posso sentar aqui tranqüila por não tirar o lugar de alguém.
- Então sente-se e faça valer seu direito, a falei com todo orgulho do mundo, pois fiz o que deveria ser feito.
Espero que essa minha experiência faça abrir a consciência de todas (os) vocês, não basta ser consciente dos direitos e deveres e de fato não os praticamos.

Paz,amor e ótimas energias.

Almerinda Araújo.