A Importância do Brincar no Processo de Aprendizagem no Anos Iniciais do Ensino fundamental

Brincar é uma linguagem natural das crianças, a mais importante delas. é uma atividade essencial desde a educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental, poís é no brincar que a criança desenvolve sua identidade e autonomia. A criança desde muito cedo pode se comunicar por meio de gestos e sons e mais tarde representa o papel na brincadeira, isso faz com que ela desenvolva algumas habilidades, como: imaginação, atenção e memória.
Brincar ajuda a criança a construir conhecimento,expressar  seus sentimentos e aos poucos faz a criança interagir com os demais.São atividades lúdicas que contribuem para a socialização entre as mesmas, vivenciando várias situações, como colaboração, trabalho em grupo e o respeito, proporcionando momentos diferenciados, divertidos e significativos.
O ato de brincar possibilita aos educandos uma vivência lúdica de fatos relacionados com as relações sociais que envolvem seu cotidiano, possibilitando assim uma aprendizagem informal. Esse tipo de aprendizagem mostra-se bastante produtiva, pois ocorre de maneira espontânea; sendo assim dá-se de forma a respeitar os limites das crianças. O processo de aprendizagem ocorre mediante a interação entre aluno e professor. Com isso o docente pode utilizar a brincadeira como facilitador desse aprendizado.
Muitos estudiosos afirmam que a melhor forma que a criança tem de aprender é brincando, portanto, não se pode negar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo das crianças. A escola como um ambiente propício a aprendizagem, e o professor como mediador e facilitador do conhecimento, devem ambos estimular essa prática que é tão importante na vida da criança.


 DAYSE KÁSSIA