(IN)DISCIPLINA
Por Tania Lucia Marques PereiraPublicado 3/12/2010Psicologia
(IN)DISCIPLINA


(IN) DISCIPLINA

Refletir sobre disciplina num país que prima pela desorganização, pelo desrespeito a todos e qualquer tipo de ordem ou norma, que coloca interesses de algumas pessoas ou grupos minoritários poderosos acima até dos valores humanos de dignidade, respeito e solidariedade, e não só uma proposta temerária como também um grande desafio.
Apontada como uma das causas dos atrasos e baixo rendimento escolar, a indisciplina nas salas de aula é hoje objeto de discussão e teses. E também uma dor de cabeça de muitos professores. Mas será que a indisciplina aumentou ou foram os tempos que mudaram?

Disciplina é a capacidade de seguir um método. Quando se fala em disciplina, a primeira coisa que pensamos é o conceito de rigidez. Mas disciplina na verdade, está associada à palavra discípulo, que é aquele que tem capacidade de aprender com um mestre, segundo seu método ( Roberto Shinyashiki ).

VISÃO GERAL DAS CAUSAS DA (IN)DISCIPLINA

a- NA CONCEPÇÃO TRADICIONAL: problema é reconhecido somente em sala de aula – Onde os responsáveis pelo problema são os alunos.
b- NA CONCEPÇÃÇO LIBERAL: não se fala deste problema é o Laisse- Faire pedagógico - cada aluno faz o que acha melhor.
c- CONCEPÇÃO LIBERTADORA: problema reconhecido no todo. Compreensão totalidade:

CAUSAS GERAIS DA INDISCIPLINA

1- SOCIEDADE
-Exploração, Consumismo, Vidência, Agressividade, Crise ética. “Lei do Gerson”- corrupção. Indisciplina na sala de aula comparada à social não é tão grave.
Educação não assumida pelo poder público.
2 - MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A sociedade espera que a sala de aula seja um lugar de submissão, de doutrinação, de seleção natural de domesticação.
3 - FAMÍLIA; A responsabilidade pelo comportamento do aluno é a família, ou na visão da escola “a desagregação familiar” a pouca convivência dos filhos com os pais, a falta diálogo,a carga excessiva de trabalho do pais o que os impossibilita de maior convivência com os filhos, a falta de entrosamento entre pais e filhos e a falta de conhecimento da proposta escolar pelos pais
transfere de responsabilidade para a escola, participa pouco -Falta de Apoio - não acompanhamento vida escolar ( hábito estudo, material, falta de incentivo ao trabalho intelectual.
-Superproteção dos pais – não atribui aos filhos responsabilidades ( classes abastadas) – Entrada muito cedo no mundo do trabalho pelos adolescentes (classes populares)
-Dificuldades dos pais para colocar limites - Não devemos dizer não à um filho dizer o porque./ Um não fundamentado tem que ter conseqüências práticas, porque sem isso você desmoraliza o seu discurso-Oscilação espontâneismo/ autoritarismo-Famílias Pequenas Dificuldades Para Educar. Falta de experiência dos pais.
-Visão Educação como investimento.
Aspiração fixa pela ascensão social.
-Muitas atividades extras- classe/natação, tênis, balé, judô, etc, sem dar a devida prioridade á escola

3- FATORES RELACIONADOS A ESCOLAS
- Não definição proposta educacional
- Falta de projetos educativos
- Falta de integração profissional- equipe técnica – funcionários – direção.
- Posturas diferentes diante dos mesmos fatos. Normas não claras e ausência de diálogo a respeito delas.
- Falta de apoio trabalho profissional
- Falta recursos didáticos
- Dependência econômica clientela ( particular ) ou do poder público ( estado )
- Remuneração insuficiente – profissionais desqualificados
- Condições físicas desfavoráveis – classes barulhentas, quentes, apertadas, não se consegue boa disciplina.
- excesso alunos classe.

4- PROBLEMAS RELACIONADOS AO PROFESSOR:
- Desqualificação
- Falta de didática - lê livros durante a aula/ fala exatamente como está nos livros/ escreve tempo todo no quadro.
- Questões alheias a aula – como pregações ideológicas, principalmente políticas / professor é viciado basta tocarem .no assunto para sair do papel.
- Excessivamente severo, irritadiço, agressivo, mal-humorado. Muitas vezes o professor esconde sua incompetência e omissão atrás de um autoritarismo sem significado – Bom Humor é imprescindível.
- Incapacidade Comunicação / Professor medroso, Inseguro. –
Professor tímido não dá ibope/ a timidez é uma criação da sociedade, representada por pais muito severos, que acabam sendo incorporados com um tribunal interior encarregado de avaliar, a todo instante, o seu comportamento e sua fala.
- Movimentação cênica – se o professor é um alvo parado, logo estará falando sozinho/ de alvo parado basta o livro. Os alunos aprendem muito mais com imagens do que com símbolos.
- Uso da nota como instrumento de coerção
É preciso avaliações mais eficazes.
- Não estabelecer limites adequados e quando atinge o limiar estoura.

5- FATORES RELACIONADOS AOS ALUNOS

-Passividade – querer tudo pronto, não fazer esforço algum.
- Preconceito – sexo, raça, religião, classe social, beleza, inteligência – As gozações em classe torna-se sofisticadas formas de agressão aos colegas.
- Postura individualista – os meus problemas, o meu aprendizado, o meu aproveitamento.
- Competição com os colegas - ver quem se destaca, quem consegue maior influência na classe, desejo de aparecer, de se sentir importante, busca de afeto de forma desordenada.
- Dificuldade de aprendizagem não resolvida –.
- Falta de compromisso – está na escola por pressão da família e da sociedade. Falta de compreensão do significado da escola e das matérias para sua vida. Não vê sentido naquilo que faz.
- Nota – só se mobiliza em função da nota. Precisa de alguém “tomando conta”, fazendo pressão, vigiando, condicionando a trabalhar na base do esforço - recompensa - premio – castigo.
- Traços de origens de classe
- Tendência ver os outros com seus empregados ( classe média) – visão utilitarista das pessoas e da escola.
- Tendência submissão, à aceitação passiva ( classe popular ).
- Insistência descumprir norma. Em casa geralmente consegue o que quer insistindo com os pais, que não tem muita firmeza sobre o que devem fazer com as crianças.

Como transportar isso para o nosso dia a dia e concretizarmos na sala de aula?

QUESTOES PARA REFLEXAO

- O que estão dizendo os alunos com o seu comportamento em sala de aula?
- Em uma mesma escola existem professores conseguindo realizar um bom trabalho/ Será que existe o aluno indisciplinado “em si”.
- É preciso saber ouvir e compreender a mensagem que se esconde por trás do comportamento com indisciplina.
- Gostamos de assistir a essas aulas que estamos ministrando?
- Estamos organizando o falar e o ouvir de nossos alunos
- Estamos favorecendo a participação?
- Estamos promovendo espaço para a construção do conhecimento? Ou estamos apenas transmitindo de forma passiva?
- Que linha pedagógica seria mais interessante?
- Que profissionais da educação queremos ser?
- Que sociedade queremos e como contribuirá para essa sociedade?
- Que ser humano se deseja no mundo?

PROPOSTAS PARA MELHORIAS

1 – AULA OPERATORIA
- Aula problematizadora – desafiante - inquietação/ inconformismo – comportamento melhor.;
- Aula expositiva – conteúdo “mastigadinho” , não prende a atenção do aluno e esse é um
grande desafio dos professores – problemalizar a aula.Para isso precisa mudar de postura: -controlar o vício de dar respostas prontas
- conhecer cada vez mais o conteúdo para se graduar as problematizações, a fim de envolver todos os alunos no processo de construção do conhecimento.


2 – AFETIVIDADE

É fundamental e primordial para o sucesso das aulas. Ter afetividade pelos alunos, pelo conteúdo, pela profissão e principalmente por nós mesmos.
Caso contrario, podemos ser o melhor estrategista de aulas, o maior conhecedor de Piaget, Vygotsky, Walton e mesmo assim não atingiremos o nosso objetivo de contribuir para a educação dos alunos.

3 – CONSTRUÇÃO COLETIVA DE REGRAS

Desta forma é mais difícil romperem um compromisso que eles mesmos assumiram. Os alunos são os sujeitos a quem as ações se destinam. Porque não tomarem parte nas decisões que os envolvem. Formar regras juntos, buscar normas que satisfaçam o coletivo e que contemplem a relação professor-aluno não significa abrir mão da autoridade, significa abrir mão do autoritarismo.



Parafraseando Paulo Freire “ Ninguém disciplina ninguém. Ninguém se disciplina sozinho. Os homens se disciplinam em comunhão, mediados