Minha mãe aprendeu a ler sozinha e tornou-se educadora!

Li esta carta que um leitor enviou para a revista Farmácia Guararapes e achei interessante postar,uso a história de superação dessa mulher para desejar um dia das mães bem harmonioso todas e todos.


Em 1952 nascia na fazenda de Catulé,município de Indaiabira, MG,nossa protagonista que sempre trouxe consigo histórias de luta e superação. Minha amada mãe,com 9 anos,foi a primeira a prender a ler na região e, acreditem, isso foi possível através da "providência divina". Impressionados,seus pais lhe perguntaram como aquilo era possível, se na região não tinha professora. A resposta foi imediata: "aprendi sozinha".
Imagina-se que pode ter sido através das figuras e provavelmente, das conexões de imagens. A partir daquele dia as coisas mudaram. Meu avó, que era muito enérgico, disse que a filha dele não guiava mais carro de boi nem ficaria até às 3 da madrugada tocando gado e moendo cana. Ela deveria estudar e ensinar o povo daquela região a ler e escrever.
Conversou com o prefeito e pediu que a aceitasse em sua casa como ajudante de serviços domésticos. Na verdade,era só para estudar e ela pagaria os estudos ajudando nos trabalhos da casa. Foi então que nela surgiu o desejo de ser educadora, pois naquele lugar sofrido e "carente" de cultura isso não existia.
Já estudando na cidade de Rio Pardo de Minas, batalhava em condições precárias que levava o único caderno, dado pela prefeitura, num saco de embalar açúcar.
Os anos passaram,minha mãe se casou com meu pai, deu à luz o meu irmão mais velho,parou de estudar por alguns anos e retomou sua trajetória ,pois o sonho não poderia cabar.
Levava os filhos pequenos para a aula e com muita dificuldade tronou-se educadora,concluindo duas graduações. Apesar de tanto esforço,minha mãe nunca se descuidou da educação dos seis filhos. Quando ficávamos de castigo,só podíamos sair se soubéssemos contar as histórias dos livros de Monteiro Lobato, Érico veríssimo e Rachel de Queiroz,que nos acompanhavam. Tanta leitura contribuiu para nossa formação escolar,personalidade e trajetória de vida.
Muito obrigado,minha querida mãe, e muito obrigado também ao nosso querido pai,companheiro leal e também protagonista de tantas outras lutas e vitórias. Se hoje somos o que somos,devemos a vocês.

Reinaldo Mendes Rodrigues.


Fonte: revista Farmácia Guararapes.
Almerinda Araújo.